copie conforme (2010)



copie conforme
106'


ano: 2010
realizador: abbas kiarostami
imdb: 7,2












cópia certificada, um filme cujo cartaz andou.me a seguir durante um bom tempo, a pedir.me para ir vê.lo a cinemas, festivais de cinema e que conta com juliette binoche, uma das melhores actrizes do panorama francês, como protagonista. no entanto, apesar de nenhuma magicação da minha parte relativamente ao conteúdo do filme, não esperei que fosse o filme que é. lendo a sinopse do imdb, em tudo não me apeteceu ver o filme, mas por binoche, decidi arriscar. 

conclusão? a sinopse do imdb estava correcta: 


o filme é sem dúvida uma história simples, que se centra  no sr. britânico e na sra. francesa, enquanto ficamos tontos com o inglês e o francês e o italiano, quase ao ponto de estarem todos incumbidos de terem todos um pequeno papel numa frase. mas o filme tem um ponto forte, que só por ele merece uma pontuação forte, apesar de não existir muita gente que tenha paciência para tal: os diálogos. toda a retórica, de argumento versus argumento versus suposição, dá uma certa lógica aos conflitos sentimentais de uma relação. duas temáticas são bastante discutidas no filme: a primeira, faz jus ao nome "cópia certificada", em que é debatido, o valor de uma cópia comparada com o original, em que acho que marcam um ponto interessante: existem cópias de grandes quadros e, tendo sido eles elaborados há uns séculos, torna.se difícil identificar (especialmente para o olho comum) se é um original ou uma cópia; no entanto, se estivermos perante uma cópia e dizerem.nos que é uma obra original de leonardo da vinci, os olhos brilham igualmente. algo que nunca tinha pensado e, que num cenário italiano faz todo o sentido ser debatido, especialmente da forma eloquente e clean que é feita no filme. a outra temática gira em torno do casamento e, a partir daí envolve diferentes variantes, desde a presença (des)necessária na vida da outra pessoa, ao tempo que passou, às manias quer seja devido ao homem vs mulher ou britânico vs francesa. os diálogos são todos criados sem apetrechos desnecessários, apenas sérias discussões, algo que é bastante difícil ver num filme. 

não é para todos, mas é para os que gostam de filmes mais filosóficos do que filmes que contam histórias. este é sem dúvida, um debate contínuo em que os cenários vão mudando, mas o crucial e o foco são as conversas com propósito e sem floreados. 


RATING: 4/5






Sem comentários: