in the land of blood and honey (2011)



in the land of blood and honey
127'


ano: 2011
realizador: angelina jolie
imdb: 4,3











conhecido como a estreia de angelina jolie por detrás da câmara como realizadora, in the land of blood and honey, apresenta um retrato das atrocidades que ocorreram na guerra na bósnia entre 1992 e 1995, especialmente focando.se nos abusos às mulheres muçulmanas por parte das forças sérvias. paralelamente e em destaque, está uma história de amor, que em nada se compara a lamechices: a guerra iniciou.se quando ajla e danijel, saíram juntos pela primeira vez e, se apaixonaram. no entanto, a partir dessa noite as circunstâncias mudaram e, ajla como muçulmana tornou.se uma refém das forças sérvias, que eram dirigidas por danijel e o seu pai. danijel não fica indiferente e, tenta manter a sua relação, apesar de ajla ser refém do seu exército e, ser uma das mulheres que é escravizada e abusada pelos sérvios. 

a pontuação fraca do imdb, pode levar muita gente a tentar fugir do filme, no entanto, aconselho o oposto. por ter ficado surpreendida com a pontuação, não pude deixar de ir ver as críticas ao filme, que se focam em três pontos: demasiado humanitário como se fosse uma apresentação da onu, uma versão demasiado focada em criminalizar apenas as forças sérvias e, por fim, diálogos fracos. 

seguindo esta ordem de críticas, começamos pelo facto de ser uma visão muito humanitária, algo que para mim funciona como uma crítica inválida por duas razões: primeiro, angelina jolie é conhecida fora dos seus papéis como actriz, como embaixadora da onu e, seria natural que isso iria ter repercussões na perspectiva do filme; segundo, o meu primeiro argumento tem uma falha, pois querendo ser um filme histórico, convém ser o mais imparcial possível,  por outro lado a razão que leva críticos a afirmarem que é demasiado humanitário, é consequente das várias mudanças de intensidade do filme, em que jolie puxa pelas atrocidades para nos manter focados no filme. algo que torna o filme mais interessante e, puxa pela apatia das pessoas relativamente a esta guerra e, pelas atrocidades que ocorreram. talvez torne mais mainstream, mas talvez também torne apelativo, algo que pode facilmente cair na mente do público. 

quanto à criminalização das forças sérvias, é uma perspectiva óbvia do filme, no entanto, existem diversas perspectivas na história e, foi esta que angelina jolie decidiu contar. apesar de reforçar as atrocidades que foram cometidos pelos sérvios, o filme não anula a existência de atrocidades cometidas pelo outro lado, simplesmente não as aborda. quer seja escolher lados, o filme é representativo do que aconteceu, visto que apesar das forças em guerra terem todas cometido atrocidades, os sérvios foram sem dúvida, os que cometeram crimes de guerra em larga escala em termos comparativos.

por fim, os diálogos fracos é sem dúvida a crítica com que concordo, pois é claro que o foco caiu sobre os crimes, as imagens e, o choque. o que de certa forma, fez com que não se aproveitasse tanto o filme para contar mais detalhes históricos (apesar de uma ou outra cena terem "tentado"), mas também faz com que exista um desequilíbrio entre imagem e texto demasiado óbvio. 

penso que um factor muito interessante do filme, é o facto de angelina jolie ter usado actores  locais, que passaram pela guerra e, cuja experiência jolie quis incorporar no filme. o filme está também gravado em inglês e nas línguas locais. 


RATING: 3.5/5







Sem comentários: