dark side of chocolate (2011)


dark side of chocolate
46'


ano: 2011
realizador: miki mistrati
imdb: 7,2







facto: a costa de marfim produz quase metade do cacau mundial. no entanto, esta produção provém de quintas que traficam, abusam e exploram crianças, não só do seu país mas também dos países fronteiriços. devido ao conhecimento desta situação, foi proposta uma lei que exige que as empresas pusessem um rótulo nos seus produtos que informaria os seus consumidores que não foram utilizadas crianças para a fabricação do produto. 

facto #2: quase nenhuma das empresas que reconhecemos iria poder ter selo. casos comprovados neste documentário mostram que os nossos oreos, kit kats, até os nossos smarties, que nos acompanhavam como prendinha nas festas de anos, eram trabalho para outras crianças, enquanto nos divertíamos. 

quanto ao documentário em concreto, não é dos melhores em termos de qualidade de imagem, sendo o foco total na mensagem. no documentário é possível ouvir as opiniões relativas ao assunto pelas diversas partes envolvidas: desde os compradores do chocolate, aos responsáveis das fábricas na costa de marfim, ao governo do país, as crianças que são exploradas, as pessoas que traficam as crianças entre fronteiras e por fim, um dos responsável pelas leis laborais a nível internacional. 

através do documentário, podemos compreender os processos que ocorrem desde arranjar os trabalhadores até ao produto chegar às marcas que conhecemos. outra coisa importante a ter em conta, é que muitas das marcas que conhecemos fazem parte destes grupos enormes que basicamente controlam quase todos os produtos que compramos. mais que o nome dado a este gráfico abaixo "the illusion of choice" está subscrito em conjunção com este documentário uma mensagem aos mesmos consumidores "the illusion of self-accountability".






quem quiser ver o documentário poderá clickar no link abaixo e ver em streaming



Sem comentários: